segunda-feira, 6 de junho de 2011



X-Men First Class 

                                                                       

        Quando ouvi que iam fazer mais um filme de X-Men não fiquei nem um pouco animado, depois do besteirol que foi o filme 3 não esperava nada de realmente relevante, mesmo quando soube que seria dirigido por Matthew Vaughn, um cara que ao mesmo tempo tem o fiasco do Stardust e o excelente Kick-Ass nas costas.
        Quando começaram a sair os teasers e trailers as coisas começaram a melhorar, a estética do filme tinha algo diferente embora eu ainda estivesse meio desconfiado, já que leio X-Men desde pirralho e não curto quem estraga o que eu gosto.
        Uma semana antes da estréia tive uma grande surpresa, vários comentários positivos em relação ao filme em diversos sites que abordam cinema. Na ultima sexta (03/06/2011), minha cabeça explodiu completamente com um dos melhores filmes de super-heróis que já vi.

Motivos pra gostar: Ao invés de tratar as cenas de ação como base para o filme, o First Class mostra em primeiro lugar os personagem, de modo a respeitar as diferenças de cada um deles. Uma coisa que se notava nos outros filmes é que os personagens simplesmente apareciam sem nenhum drama pessoal, e toda a interação ficava mega forçada, quando não, vc via um personagem numa cena de 3 segundos e ficava pensando, será que aquele era mesmo o carinha que aparece naquela edição daquele QH?    
        O First Class dá uma vida a cada um dos personagens, vc entende o drama pessoal que faz com que o Erick se torne Magneto, assim como compreende a cumplicidade entre ele e o Professor X. Os outros personagens tbm tem seu espaço, em destaque a Mistica e o Banshee (o qual nunca vi a menor graça nas HQ's). Os vilões, por sua vez, nem são muito overpowers nem fracotes (como em Iron Man), exceto o Sebastian Shaw que realmente precisava ser muito forte já que ele era o boss do vilões.
        Por fim tenho que salientar a perfeição e a naturalidade da atuação do Michael Fassbender  (o qual eu já tinha curtido bastante no Bastardos Inglórios) e do Kevin Bacon, os dois roubam realmente o filme pra eles, seguidos de perto pelo James McAvoy e a Jennifer Lawrence.

Motivos ficar chateado: Puxa vida, precisava ficar tão preso a ideia que esse filme viria a dar origem aos outros? Precisava conservar a aparência da Mistica a mesma, e ter "easter eggs" de outros filmes?  
        Faltou um pouco mais de coragem pra assumir esse filme como um reboot da série e esquecer os outro três filmes, o diretor teria ainda mais liberdade de trabalhar os personagens e o filme poderia ficar ainda melhor dando abertura pra sequencias bem mais interessantes. Só pra concluir, espero que eles nunca mais tentem mostrar o Fera jovem, tentaram aproximar a estética do personagem ao novo traço do Fera nas HQ's mas ainda não chegou lá.


Eduardo Vieira

2 comentários:

  1. Vixe tu não gostou de Stardust que merda vou lhe trollar!111!!1 HUAAUH
    Dava p ser critico de cinema sabia? Cara tem coisa técnica aí q n entendi "reboot" é tipo refazer? Não leio/li X-Men por achar 01 chatisse talvez possa ver o filme curto essas coisas sentimentais de todo começo de filme.

    ResponderExcluir
  2. Ei, po... Eu AMO Stardust! A ideia de se apaixonar por uma estrela é simplesmente fantástica!
    E adorei o filme, embora tenhamos achado defeitinhos que só pessoas com probleminhas mentais ou niiveis de nerdice muito elevado podiam encontrar "Ele podia ter equilibrado a queda do jato"!
    Mas, concluindo, o filme é realmente muito bom!
    ^^

    ResponderExcluir