sábado, 30 de julho de 2011

O Primeiro Vingador



Nunca pensei que um filme sem atuações brilhantes e recheado de clichês pudesse me agradar tanto, seguindo a linha natural dos filmes da Marvel, Capitão América traz momentos de ação de tirar o fôlego sem se aprofundar em uma história complexa.
         O filme mostra nosso vovô Steve Rogers em seus primeiros passos como o grande herói, símbolo de liberdade e justiça. Somos apresentados a um jovem fraco e doente que quer a todo custo fazer algo pelo seu país, com coragem a mais e músculos a menos, nessas cenas vemos um show de efeitos especiais pois o pirralho que deve ter tomado todo tipo de “soro de super soldado” pra interpretar o Steve é mostrado magrinho de forma bem realista.
Sou meio suspeito a falar do Capitão América, gosto bastante da postura do personagem nos quadrinhos, em meio a todas as diferenças e conflitos pessoais que enfrenta junto aos Vingadores, sempre com algo pra falar nas horas certas, motivando seus companheiros.
Senti muita falta dos discursos do Capitão no filme, além do fato daquele pirralho não me convencer nem por um segundo de que é Steve Rogers, não entendo o motivo de chamar um cara tão verde pra viver um papel tão importante, quando vc vê o Bale vivendo o Batman vc acredita que ele é o Batman pq o cara é ótimo ator e te convence disso, mas vendo o Chris Evans fazendo o Capitão não consegui creditar, outro exemplo é o Iron-Man, é só ver o Downer Jr de terno e cavanhaque que vc vê o Tony Stark, nem precisa de muito pq ele tem todos os trejeitos do Stark, cadê o Steve Rogers no Chris Evans???
Em contraponto,  Hugo Weaving, nosso eterno Agente Smith, encarnou um ótimo caveira Vermelha, com aquele ar de vilão do 007, que eu sempre achei que o Caveira teria, com direito em esconderijo na montanha e tudo.
Por fim temos o Tommy Lee Jones com um personagem que eu já devo ter visto ele fazer umas dez vezes no mínimo e uma mocinha bem água com açúcar interpretada pela Hayley Atwell.
Daí vc me pergunta como um filme assim pode ainda ser bom? Aí é que tá, o símbolo “Capitão América” já está impresso em nossas memórias, não vamos ao cinema esperando um filme conceitual, vamos ver o “Capitão mega clichê” salvar o mundo, claro que um bom ator no papel ajudaria bastante mas isso não é o foco, queremos ver heroísmo sem limites e um homem perfeito vencendo a guerra no braço, pois isso é o Capitão America um homem que não depende de um exercito, alguém que leva a guerra nas costas, que salva o mundo deixando sua vida de lado pelo seu país e pelo mundo.
Partindo dessa ideia o filme cumpre muito bem o seu papel, além de ser costurado com o Thor, dando introdução ao mega filme dos Vingadores que se for ruim eu juro que paro de ler HQ’s e de ver filme de super herói da Marvel.
E que venham os Vingadores!!!  




Eduardo Vieira

3 comentários:

  1. Meu preconceito me impede de me interessar por esse filme... Soa ao clichê da corrida Capitalismo x Comunismo que vivemos durante o século passado.
    Por menos que eu me importe com ele, todos conhecem o Capitão América como o simbolo da justica... Nossa, nem imaginamos o que seus criadores estavam querendo incutir na cabecinha dos jovens, né!? EUA, o pais mais legal do mundo!
    Eu sou totalmente a favor da politização dos artistas, só que essa arte forçada não me atrai nem um pouquinho...
    Por isso nao fui ver com vc, por isso nós vamos ver Meia Noite em Paris na Fundaj essa semana!
    hauhauahuha


    Sou chata, né!?
    Tou chata desde ontem! :S
    Mas saiba que eu gosto de vc, tanto quanto vc gosta desse Capitãozinho aiii! ^^

    ResponderExcluir
  2. Ow bb respeito seu ponto de vista, sou apolítico vc sabe bem disso, pra mim o Capitão é algo mais que patriotismo, em "Guerra Civil" por exemplo, ele vai de encontro ao seu pais e uma lei estupida em pró de ideais próprios, ele é mais que um patriota apenas, ele é um herói...

    ResponderExcluir
  3. Fiquei com vontade de assistir... vou esperar as filas diminuirem! :)
    Rafa Sobral

    ResponderExcluir